top of page

Capoeira

O ensino de capoeira representa uma oportunidade para integração entre diferentes componentes como história, educação física e música. Inserindo os alunos em nossa história, nossas tradições e, assim, despertando o espírito de companheirismo e respeito pelo próximo.

História da Capoeira em Pratinha

 

A Capoeira em nosso município se iniciou após uma apresentação de um grupo de Araxá, denominado "Cordão de Ouro", no ano de 1996, que despertou o interesse de algumas pessoas pela prática da atividade.

Alguns dias após essa apresentação uma turma de amigos se reuniu e decidiu se juntar ao Grupo para participar do treinamentos, que se iniciaram em frente ao cemitério, depois passando para um barracão com espaço limitado, onde funcionou uma antiga fábrica de blocos. O local era bem simples com piso de chão de terra batido, mas já era o suficiente para que ocorresse o treino da capoeira. Depois de algum tempo foi conseguido um local um pouco melhor, onde hoje está localizado o Restaurante e Choperia Tubarão, no qual os treinos aconteceram durante um bom tempo. Após esse período a turma passa a treinar no salão da Praça de Esportes Jésus Gonçalves. 

A capoeira encontrou muitas barreiras para se estabelecer em nossa cidade, mas os membros do grupo se mostraram persistentes e resistiram para que o sonho continuasse.

O processo de treinamento se deu com vários professores e mestres, até que o professor Munguge veio a falecer e os treinos cessaram por um tempo. 

Então o professor Douglas Donizete que era um dos alunos do Grupo deu início há uma nova temporada da atividade, resgatando o grupo que leva o nome do antigo professor e, assim surge o Grupo MUNGUGE de Capoeira, que é o grupo oficial de nosso município.

Grupo MUNGUGE

Professor: Douglas Donizete Nunes

Professor Colaborador: Edmar (Marinho)

"Faço parte da Capoeira desde o início das atividades no município em 1996, fui um dos fundadores do primeiro grupo e enfrentei muitos obstáculos para o estabelecimento da Capoeira em nossa cidade, mas nada foi forte o bastante para me fazer desistir. Após a morte do Professor Munguge acabei me afastando da atividade e só retornei agora há pouco tempo, à convite do Douglas, que foi meu aluno e agora é o Professor do Grupo, o que me deixou muito feliz, saber que meu trabalho deu resultados positivos e que meus alunos seguiram meu caminho. Estamos trabalhando juntos, numa parceria promissora realizando os treinos com muita dedicação, disciplina e amor à nossa Capoeira."

IMG-20181010-WA0083.jpg

Projeto Capoeira para Todos

O Grupo de Capoeira MUNGUGE trabalha com o "Projeto Capoeira para Todos", que atende crianças e adolescentes de todo o nosso município, visando a integração dos alunos com a arte e o jogo da capoeira e, assim, trazendo um pouco de cultura e conhecimento aos envolvidos.

O projeto é realizado através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Pratinha, através de recursos do FUMPAC - Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural.

Objetivo Geral:

Levar o conhecimento de uma arte de luta à comunidade, mostrando que é possível uma convivência pacífica, livre de violência e conflitos.

A prática da capoeira traz muitos benefícios ao corpo e a mente, desenvolvendo a resistência, a agilidade, a flexibilidade, a velocidade, o equilíbrio, a coordenação, o ritmo, a atenção, a persistência, a coragem e a astúcia.

Programação 2018:

As aulas de capoeira acontecem nas segundas, quartas e sextas-feira de todas as semanas, a partir das 17:30hs, no prédio do Departamento Municipal de Educação.

          Estão abertas as inscrições para participação!

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page